
CLIQUE AQUI E ENTRE DIRETO NA PÁGINA DA PREMIAÇÃO
A informação de qualidade é um pilar essencial para o desenvolvimento científico e tecnológico de qualquer país. E o jornalismo desempenha um papel fundamental ao traduzir descobertas, pesquisas e inovações em conhecimento acessível à sociedade.
Diante dessa importância, a Rede Lide em CT&I lança o Prêmio Rede Lide de Jornalismo pela Ciência, Tecnologia e Inovação, uma iniciativa que visa reconhecer e valorizar profissionais da comunicação que contribuem significativamente para a divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação em Minas Gerais.
Categorias
Serão premiados trabalhos jornalísticos em cinco categorias:
- texto
- áudio
- vídeo
- imagem
- jornalismo universitário
“O nosso objetivo é incentivar a produção de jornalismo qualificado na área científica, fortalecendo a conexão entre a pesquisa, a inovação e a sociedade. Além disso, mostrar inovações e o que está sendo produzido dentro de Minas Gerais. Importante dizer que o prêmio está sendo viabilizado pelo BH-TEC, que valoriza a comunicação e a divulgação da ciência”, afirma Patrícia Giudice, gestora da Rede Lide em CT&I no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).
Edital
O edital será oficialmente publicado nesta terça-feira (10) na página da Rede Lide. Poderão concorrer profissionais de veículos de comunicação tradicionais, digitais e independentes que circulam dentro do território nacional com matérias veiculadas que discorrem sobre iniciativas dentro do território de Minas Gerais.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL
Dentro das temáticas sugeridas estão investimento público no setor de CT&I, empreendedorismo de base tecnológica, divulgação científica, ambientes de inovação, etc.
A Rede Lide em CT&I
O Laboratório de Inteligência em Divulgação Especializada em Ciência, Tecnologia e Inovação – Rede Lide em CT&I – é um projeto em rede integrado pelo BH-TEC, UFMG, Fiocruz Minas, Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e Biominas Brasil.
A Rede aposta na comunicação conjunta para promover a divulgação científica no Estado de Minas Gerais, por meio do uso compartilhado de inteligências, experiências e infraestruturas. O objetivo é fomentar a visibilidade da CT&I produzida em Minas e facilitar o entendimento desses temas pela sociedade.